Estudantes de Veterinária e Bio-Médicas


1)
Na Faculdade onde estudo tenho presenciado diversos abusos por parte dos professores no tratamento com animais. Alguns cães acordam no meio da cirurgia, uivando de dor e eles não dão bola, nem mesmo uma injeção de analgésico! Vocês podem me ajudar? O que eu faço?

2) Estudo psicologia e na Universidade tem um laboratório onde os animais ficam em gaiolas pequenas, nunca tomam sol e o pessoal que fica lá não tem o menor cuidado. Isso pode ser denunciado? Laboratório é assim mesmo?

3) Na Universidade onde estudo, os animais que são usados nas aulas são recolhidos das ruas pelos próprios funcionários de lá. Eles nem verificam se  os bichinhos têm dono! Isso está de acordo com a Lei?

4) Sou estudante de medicina e fico indignada com a quantidade de cães que são usados em aulas práticas. Eles usam e depois sacrificam, mesmo quando é alguma coisa de fácil recuperação.Existem recursos alternativos para a vivissecção?

5) O biotério da faculdade onde estudo é um horror! Sujo, os animais tremem de frio no inverno, às vezes ficam sem comida e quando há pós operatório nem sempre dão analgésicos. O que eu faço? Morro de pena, mas tenho medo de ser perseguida se denunciar e não poder terminar meu curso.

A nova Lei de Crimes de Ambientais, a Lei Federal 9.605/98 prevê penas de multa e detenção para quem maltratar animais Médicos e universidades não estão imunes à Lei! Negar anestesia e remédios para a dor aos animais que estão sendo usados em aulas é inadmissível.

Diz a Lei :

"Art.32. Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção de três meses a um ano e multa.

§ Primeiro - Incorre nas mesmas penas quem  realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. 

§ Segundo - pena é aumentada de um terço a um sexto, se ocorre morte do animal."

Sabemos que a grande maioria das universidades está agindo fora da Lei e o que é pior, formando indivíduos sem princípios básicos de ética e humanitarismo. Vejam, por exemplo, como era a  UFSC, no link abaixo. Isso mesmo, ERA, pois graças à coragem de um aluno, que denunciou e agüentou firme a perseguição até mesmo de alguns colegas, o Promotor de Justiça Marco Aurélio Dutra Aydos, do Ministério Público Federal, entrou com uma ação impedindo a utilização de animais na UFSC, está sendo substituída por métodos alternativos.

http://www.geocities.com/RainForest/Vines/5011/vivisseccao.html

Há alternativas disponíveis, até mais baratas que o uso de animais, para substituir a prática da vivissecção. As mudanças dependem de cada um de nós. Temos que promover informação, pois é a falta dela que faz com que o uso de animais na Educação continue. Somente quando estudantes e médicos passarem a exigir novos recursos, é que  vamos ver ética no ensino de bio-médicas. A USP - Universidade de São Paulo, recentemente divulgou a abolição do uso de animais em algumas aulas de prática cirúrgica e está usando vídeos. Pra saber mais sobre essas alternativas, selecionamos algumas páginas relacionadas ao tema que o ajudarão a ter argumentos junto aos que defendem a prática da vivissecção. Informe-se! Essa é sua maior arma:

Interniche Brasil (métodos alternativos)
Livro: A Verdadeira Face da Experimentação Animal
A Verdadeira Face da Experimentação Animal (Entrevista com Sérgio Grief)
Não Violência em Treinamento Cirúrgico
Ciência J Boa Morte?
Métodos Alternativos à experimentação animal em Toxicologia
Vídeos Arca Brasil - Congressos sobre Experimentação Animal
50 Conseqüência fatais de Experimentos com Animais
Frente Brasileira pela Abolição da Vivissecção
Por que a Vivissecção não é um bom negócio?

Se animais de biotérios são pegos na rua, denuncie! Muitos deles têm dono e para um animal ser utilizado em uma aula, ele deve ter permanecido, por Lei, no mínimo 15 dias no biotério da Instituição. Se eles estiverem maltratados, fotografe o local, faça vídeos, consiga testemunhas e denuncie. Se houver perseguição por parte dos professores, procure a imprensa. Não há nada pior para os animais que a omissão daqueles que poderiam aliviar sua dor. Como diz o Dr. Nedim C. Buyukmihci, Médico Veterinário e Professor de Oftamologia na Universidade da California no texto Não Violência em Treinamento Cirúrgico: " Ganhe coragem, entretanto, no fato de que nada que os professores possam fazer de ruim
pra você, será pior do que o que eles esperam que vc faça aos animais.
"

Como lutar contra esses crimes contra a vida que já não são tão "ocultos"?
Exite uma lista de discussão, onde participam estudantes de todo o Brasil, coordenada pelo mesmo aluno que denunciou a UFSC. A APASFA não participa dessa lista, mas ajuda sempre que solicitada. Se você gostaria de participar, trocar informações ou mesmo denunciar, mande um e-mail em branco para:

animalista-subscribe@yahoogroups.com

Uma vez recebido e-mail confirmando sua inscrição, é só escrever regularmente para animalista@yahoogroups.com.Você receberá em sua caixa de correio, as mensagens de todos os participantes.Clique no Banner para conhecer o site do grupo que  fundou da animalista.
 

"Mutilar animais e chamar isso de "ciência" justifica a condenação da espécie humana ao inferno moral e intelectual ... essa repugnante Idade das Trevas da tortura impensada dos animais tem que ser superada". Grace Slick (músico)

"A vivissecção é bárbara, inútil e um impecilho ao progresso científico."
Dr. Werner Hartinger Chief Surgeon, Alemanha Ocidental, 1988

" ... varios vivisseccionistas ainda alegam que o que eles fazem ajuda a salvar vidas humanas. Eles estão mentindo. A verdade é que os experimentos em animais matam pessoas e os pesquisadores em animais são responsaveis pelas mortes de milhares de homens, mulheres e crianças a cada ano."
Dr. Vernon Coleman Membro da Sociedade Real de Medicina, Inglaterra

"Atrocidades não são atrocidades menores quando ocorrem em laboratórios, ou quando recebem o nome de 'pesquisa médica'."
George Bernard Shaw (dramaturgo, Nobel 1925)

"A vivissecção e' o pior de todos os piores crimes que o homem está atualmente cometendo contra Deus e sua bela criação." Mahatma Gandhi (estadista e filósofo)

"O que eu penso da vivissecção é que se as pessoas acham que têm o direito de tirar a vida ou arriscar a vida de seres viventes para o benefício da maioria, então não haverá limite para a sua crueldade." Leo Tolstoy (escritor)

"Nao estou interessado em saber se a vivissecção produz ou não resultados lucrativos para a raça humana ... A dor que ela inflige sobre os animais à sua revelia é a base da minha inimizade contra ela, e isso é justificativa suficiente para a minha inimizade sem mais considerações." Mark Twain (escritor)


Mande esta página para um colega
de:
para: