Ataques de Ursos Cativos

Elefantes - Felinos - Primatas - Ursos

O que segue é uma lista parcial de incidentes que envolvem ursos prisioneiros nos últimos  11  anos.


10 de Abril de 2001/Vitória, Espanha: Dois ursos atacaram e mataram uma tratadora enquanto eram alimentados, num zoológico particular. Dois anos antes, um urso que vivia no mesmo lugar, atacou uma mulher que perdeu uma perda devido ao ataque.

10 de Abril de 2001/Verndale, Minn/USA.:Um homem foi hospitalizado em condições estáveis após ter sido atacado por seu urso "de estimação" mantido no quintal da casa, enquanto fazia reparos na jaula do animal.

14 de Novembro de, 2000/Bishkek, Kyrgyzstan: Um menino de 7 anos foi estraçalhado quando um urso de um zoológico agarrou a perna da criança, arrastou-a para dentro da jaula e deixou o corpo do menino em pedacos. A polícia matou o urso a tiros.

27 de Junho de 2000/Chimkent, Kazaquistão: Um urso polar mordeu a perna de uma menina de 11 anos enquanto ela alimentava o animal. Autoridades suspeitam que o urso tenha se agitado, devido a temperatura de 40 graus.

24 de Junho de 2000/Studen, Suíça: Um tratador de zoo foi gravemente ferido no braço e na perna, ao ser atacado por um urso enquanto alimentava o animal. O urso foi morto a tiros.

6 de Junho de 2000/Broken Arrow, Okla/US.: Um urso preto de 3 anos, que foi castrado e teve as unhas extraídas, atacou viciosamente seu tratador quando ele entrou na jaula para alimentá-lo. O homem foi hospitalizado com ferimentos graves nos braços, nas pernas e severo sangramento. O acidente aconteceu no Safariís Exotic Animal Sanctuary , onde os treinadores entram nas jaulas para " abraçar" os ursos, diariamente. Esse é o mesmo urso que atacou outro tratador, em 1 de Junho.

1 de Junho de 2000/Broken Arrow, Okla/US.: Um urso de 3 anos atacou um tratador que levou 20 pontos devido a mordidas em seus 2 pulsos. O acidente aconteceu no Safariís Exotic Animal Sanctuary

30 de Março de 2000/Nuremberg, Alemanha: Quatro ursos polares foram mortos a tiros no Zoológico de Nuremberg, após escaparem de suas jaulas . Diretores do Zoo afirmam que alguém abriu as jaulas propositadamente.

13 de Dezembro de 1999/Ellijay, Ga/US.:Um urso de cerca de 250 Kg atacou um homem enquanto era alimentado, no Ellijay Wildlife Rehabilitation Sanctuary. O homem foi hospitalizado em estado grave e sofreu uma cirurgia no braço. O urso foi morto a tiros.

18 de Setembro de 1999/Sibéria: Uma menina de 7 anos que alimentava filhotes de ursos no Zoo Central dal Sibéria, foi derrubada pelos animais, puxada pra dentro da jaula e estraçalhada até a morte.Dois filhotes foram mortos a tiros por funcionários do Zoo

14 de Julho de1999/Vitória,Espanha: Um urso agarrou uma mulher e a arrastou para dentro de sua jaula. O acidente aconteceu num Zoológico e a vítima teve que ter a perna amputada

30 de Marco de 1999/Bishkek, Kyrgyzstan: Uma treinadora de circo foi atacado por um urso, quando a treinadora escorregou e caiu, durante uma apresentação. A treinadora sofreu ferimentos no braço e nas costas.

5 de Setembro de 1998/Lyon, França:Um treinador veterano de animais de circo, foi estraçalhado por 2 ursos enquanto os alimentava. A polícia matou os dois animais a tiros.

9 de Julho de 1998/ Irã: Um urso num zoológico agarrou uma menina de 4 anos que andava em volta da jaula, colocou-a pra dentro através da fenda onde o tratador coloca o alimento para o animal e a matou.

10 de Junho de1998/Gelendzhik, Rússia: Um menino de 5 anos estava dando doce para um urso num mini zoo quando o animal o atacou e arrancou-lhe uma perna.

2 de Abril de 1998/Reform, Mo./US: Um urso negro "de estimação" mantido numa jaula de 4.5m x 4.5m por 10 anos, mordeu e quase arrancou a mão de um menino de 6 anos, que tentava acariciá-lo na fazenda de seu avô. Os médicos conseguiram reimplantar a mão, que ficou conectada ao braço apenas por menos de 4 cm de pele. O urso foi morto.

30 de Marco de 1998/Moscow, Rússia: Um menino de 11 anos que escorregou e sua perna atravessou o topo de uma jaula de um urso marron, na Central Station of Young Naturalists, teve quase toda carne de sua prerna estraçalhada pelo urso. A polícia matou o animal de 3 anos com 28 tiros, para poder resgatar o menino, que acabou morrendo algumas horas mais tarde, devido a ferimentos graves no peito, excessiva perda de sangue e quase perda da perna.

23 de Julho de 1997/Dnepropetrovsk, Ukrania: Um urso num zoo atacou uma menina de 12 anos enquanto ela tentava dar alimento ao animal. O braço da menina teve que ser amputado e o urso foi morto.

18 de Abril de 1997/Vinogradov, Ukraine: Um urso do Circo Lutsk foi morto após escapar de sua jaula e sair correndo pelas ruas.

18 de Marco de 1997/Grand Rapids, Mich/US.: Um urso do Tarzan Zerbini Circus arrancou a ponta do dedo de uma criança de 2 anos, com uma mordida. A crianca sofreu uma cirurgia para reconstituir o dedo. Nao havia barreiras de segurança em volta da jaula e 30 outras criancas ja tinham tocado o urso.

29 de Dezembro de 1996/Coal County, Okla/US.: Uma menina de 8 anos for atacada pelo urso "de estimação" (mais de 1,80m e cerca de 140 Kg) do vizinho. A menina teve um braço quebrado e teve várias perfurações em consequência das mordidas.

28 de Setembro de 1996/Whitmire, S.C./US: Um menino perdeu parte de seus dedos quando atacado pelo " urso de estimação" de sua avó. Ele estava ajudando a alimentar o animal.

3 de Setembro de 1996/Timisoara, Romênia: Um urso enjaulado arrancou o braço de um menino de 5 anos, quando a criança ofereceu comida para o animal. A irmã do menino, de 12 anos,sofreu fratura de um braço quando um segundo urso que estava na mesma jaula a atacou enquanto ela tentava salvar o irmão.

29 de Agosto de1996/Northern Caucasus, Rússia: Um urso cativo agarrou e puxou um menino de 4 anos para dentro de sua jaula. A crianca morreu estraçalhada pelo animal, que foi morto a tiros pela polícia.

28 de Agosto de 1996/Vienna, Áustria: Um urso marrom de 8 anos escapou durante uma apresentação de circo e saiu correndo pela cidade. Mordeu um pedestre, um treinador e um guarda.

31 de Julho de 1996/S“o Paulo, Brasil: Dois carros bateram tentando evitar o atropelamento de um urso siberiano, que escapou de um circo itinerante . O animal causou pânico em uma das ruas mais movimentadas da cidade, correndo perdido por 15 minutos.

2 de Julho de 1996/Bogot·, Colômbia: Uma menina de 9 anos foi hospitalizada em sérias condições após um urso do circo Hollywood on Ice escapar do treinador no final da apresentação e atacar a garota.

29 de Junho de 1996/Leipzig, Alemanha: Um urso arrancou o braço de uma menina de 9 anos com uma mordida, num zoologico da cidade.

7 de Junho de 1996/Santiago, Chile: Um urso de um circo atacou com a garra uma menina de 3 anos no braço e no ombro , quando ela se aproximou da jaula do animal.

19 de Dezembro de 1995/Moscow, Rússia: Um urso do Circo de Moscow atacou e matou uma pessoa do público, quando o treinador abriu a jaula do animal.

5 de Junho de 1995/Calarasi, Romênia: Um menino de 9 anos foi atacado e comido por 2 ursos quando ele se aproximou da jaula dos animais, durante um passeio pelo Zoológico, promovido pela escola do garoto.

21 de Maio de1995/Spring Hill, Kansas/US: Uma mulher foi hospitalizada após ter sido mordida por seu " urso de estimação", enquanto entrava na jaula do animal.

3 de Maio de1995/Zibo City, China: Um menino de 7 anos foi machucado por um urso , quando tentava dar comida para o animal. Mais tarde o menino ganhou um processo contra o zoo.

26 de Marco de 1995/Huzhou City, China: Um menino de 10 anos foi mordido no tornozelo por um urso panda gigante, num zoo. O garoto ficou deficiente físico em consequência do ataque.

15 de Setembro de 1994/Ulan Bator, Mongólia: Uma menina de 13 anos que ou caiu ou foi puxada para dentro da area onde ficam os ursos num zoo, foi estraçalhada até a morte por 9 ursos. A polícia abriu fogo matando 7 ursos.

12 de Setembro de 1994 -/Anchorage, Alaska/US: Um urso polar do Alaska Zoo atacou uma adolescente que chegou muito perto da jaula do animal. A adolescente foi hospitalizada em estado grave, com ferimentos na perna. Esse éo mesmo urso que atacou uma mulher em Julho.

30 de Julho de 1994/Anchorage, Alaska/US: Um urso polar do Alaska Zoo atacou e feriu gravemente uma mulher que se aproximou muito perto da jaula do animal, para tirar fotos.

2 de Novembro de 1993/Warsaw, Polônia:Um urso do Big Circus que estava num studio de TV para uma apresentação que promoveria o circo, atacou uma funcionária da emissora e o presidente do circo. (video disponivel neste site em videos)

30 de Setembro de1993/Prophetstown, Ill./US: Um urso " treinado para circo" atacou um homem causando graves ferimentos no braçoi e pernas, quando o indivíduo tentou brincar com o animal através da das grades da jaula. O urso foi morto mais tarde. Trata-se do mesmo animal que atacou uma pessoa em 1992.

22 de Setembro de 1993/Newberg Township, Mich/US.: Um homem foi atacado fatalmente pelo "urso de estimação"de seu cunhado, enquanto alimentava o animal. O urso foi morto

24 de Agosto de 1993/Vladivostok, Rússia: Um urso enjaulado, considerado dócil , atacou e matou seu tratador quando o homem entrou na jaula para alimentá-lo. O acidente aconteceu numa reaserva florestal. Essa foi a segunda vez em 2 anos que um urso matou uma pessoa nessa reaserva.

28 de Junho de 1993/Lipetsk, Rússia: Um urso arrancou o braço de menino de 10 anos , quando o garoto se aproximou da jaula do animal, num zoo.

30 de Novembro de 1992/Moscow, Rússia: Um urso de circo quebrou sua jaula e atacou gravemente uma mulher. Ela foi hospitalizada em estado crítico e o animal foi morto com 16 tiros.

Outubro de 1992/Prophetstown, Ill/US.: Um urso " treinado para circo" atacou um homem.

4 de Setembro de 1992/Kharkov, Ukrania: Um urso polar atacou e matou um menino de 11 anos, num zoológico.

25 de Fevereiro de 1992/Dane County, Wis/US.: Um homem foi submetido a cirurgia com rompimento de tendões no tornozelo, após ser atacado por um urso enquanto participava de um evento patrocinado por uma agência que aluga animais (Jungleworld Animal Rental Agency.)

21 de Dezembro de 1991/Yalta, Rússia: Um urso escapou de um zoológico e quase matou um garoto.

29 de Outubro de 1990/Galesburg, Mich/US.: Um garoto de 10 anos, sua mãe e seu avô foram atacados por um dos "ursos de estimacão" da familia, enquanto limpavam a jaula do animal.

28 de Marco de 1990/Cincinnati, Ohio/US: Um tratador do Cincinnati Zoo foi mordido no braço por um urso polar, enquanto alimentava o animal. Através da justica o Zoo pagou cerca de U$ 3.5 millhoes para o tratador, alegando que um animal de 500 Kg se tornou hostil por estar sendo mantido numa jaula pequena, sem luz, ventilação ou recreação.