Fatos sobre Sapos

Parte 4

OS QUATRO GRUPOS BÁSICOS DE SAPOS

Você deve estar se perguntando: “Mas onde é que os sapos vivem?" Bom, eles estão em toda parte! Eles podem sobreviver em todo lugar onde consigam permanecer hidratados, ou seja, onde haja água ou umidade. Sapos podem ser classificados em quatro diferentes grupos, de acordo com o lugar onde vivem:

Sapos Terrestres – São o maior grupo de sapos.Terrestre significa que o sapo vive fora da água. É comum serem encontrados bem longe de onde haja água, apesar de a maioria deles ser encontrada em ambientes úmidos. Eles podem caminhar ou pular. Muitos sapos que têm veneno são terrestres e suas cores brilhantes servem para alertar os predadores (animais que comem outros animais) sobre os fato de que eles possuem veneno.

Sapos Aquáticos – Alguns sapos são estritamente aquáticos. Aquático significa que os sapos vivem somente dentro d’água.Um exemplo é um sapo que vive na África. Ele tem pernas traseiras muito fortes e grandes pés com membranas unindo os dedos, assim como garras nos dedos maiores. Esse tipo de sapo também não tem língua. Pra comer ele abre a boca rente ao chão e empurra a comida pra dentro da boca com as patas dianteiras!

Sapos de Árvores -  Eles vivem em árvores e são mais comuns em regiões tropicais. Esse tipo de sapo tem um disco bem grosso sob os pezinhos, que os permitem grudar em árvores, folhas e até mesmo em janelas! Há mais de 500 tipos diferentes de sapos de árvores. Alguns medem pouco mais de um centímetro e outros chegam a 7 cm. O sapo de árvore de olho vermelho é um dos muitos exemplos.

Sapo Subterrâneo – Eles vivem em buracos que eles mesmos fazem com as patas. Esse tipo de sapo vive em área bem secas. Um exemplo é o sapo boi africano. Esses animais podem viver sob a terra por até 2 anos! Eles se protegem por um casulo feito com camadas de pele que eles trocaram.


Sapo venenoso


Sapo de árvore tirando um cochilo


Atividade Sugerida:

1) Escolha um dos 4 tipos de sapos eo desenhe-o em seu hábitat.