Fatos sobre Sapos

Parte 3

A VIDA EM A FAMÍLIA DOS SAPOS

Sapos podem botar muitos, muitos ovos durante suas vidas, apesar de nem todos chegarem a se tornar sapos adultos. Os sapos têm muitas maneiras de proteger seus ovinhos para dar a cada ovo uma boa chance de sobrevivência. Ovos de sapo e girinos podem ser uma boa refeição para outros animais, pois eles não têm como se proteger das variações climáticas. Veja como alguns sapos adultos tentam proteger suas famílias. É inacreditável o que eses sapos fazem!! Veja só:

  • Alguns sapos põem seus ovos dentro de árvores que ficam próximas a riachos e córregos. Assim, quando os girinos arrebentam o ovinho caem direto na água

  • Proteger os ovos do Sol é muito importante. Um dos truques que os sapos usam é cobrir os ovinhos com espuma. Assim que os ovos são postos, um dos pais  bate as pernas traseiras na água com movimentos rápidos, formando uma cobertura de espuma formada pela água, ar e uma secreção que é produzida no corpo dos sapos.

  • Muitos sapos que são portadores de veneno carregam seus filhotes. Assim que os girinos deixam o ovo, correm e grudam nas costas de seus pais, que os levam à parte alta de uma árvore onde os girinos são depositados em alguma pocinha de água, geralmente dentro de alguma flor!

  • Nem todos os sapos seguem esse típico ciclo de vida. Alguns saem do ovo já como um sapinho, assim como os pintainhos!

  • Outro ciclo de vida dos sapos, os caracteriza como VIVÍPAROS, o que significa  que eles dão à luz aos sapinhos da mesma maneira que  nascem os filhotes de cachorro e gato!

  • Tem outra espécie de sapos que depois que a fêmea põe os ovos o macho fica guardando os ovinhos. Quando os girinos começam a sair da casca o papai sapo os coloca dentro de seu saco vocal até que eles cresçam e se transformem em sapinhos adultos. Aí ele os solta para a vida.

  • Tem um outro tipo de sapo cuja fêmea guarda os filhotes no estômago para protegê-los. Assim que eles saem do ovo, ela os expele pela boca!

  • Alguns sapos têm bolsinhas especias em suas costas, pra carregar seus ovos até que eles se transformem em sapinhos. Quando o ovo se quebra a mãe abre a bolsinha e põe os filhotes pra fora!  

    Olha só que gracinha o sapo pai protegendo seu filhote!
Atividades Sugeridas:

1) Faça um desenho de  casal de sapos e seus filhotes
2) Música:Sapo Cururu

Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo canta, ó maninha,
É que está com frio.
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha,Pro seu casamento.